Olá pessoal, neste artigo vou falar sobre um acessório que facilita muito a execução do instrumento, porém acredito que já foi motivo de discórdia em alguns lugares, vu falar sobre o uso (ou não) da espaleira e seus benefícios.

Espaleiras são utilizadas para ajudar o violinista a apoiar o violino com mais firmeza e torna a execução do instrumento mais confortável.O objetivo da espaleira é permitir uma atitude mais confortável enquanto se toca o violino ou a viola, adicionando uma altura ao ombro e prevenindo o instrumento de escorregar (kreitman, p. 30).

A espaleira é um acessório relativamente novo e por este motivo é mais usada entre os violinistas e violistas modernos, ela não é universalmente usada. Seu uso depende da anatomia do corpo músico, alguns usam apenas uma esponja fina, um pedaço de pano ou lenço ou em alguns casos não usam nada.

Existem vários modelos de espaleiras disponíveis e a escolha de um modelo é muito pessoal. Antes de adquirir a sua, faça essas perguntas: Como este acessório vai me ajudar a segurar meu violino? Ele é confortável?

Eu diria que o ideal seria você ir até uma loja com seu instrumento e testar vários modelos diferentes até encontrar o modelo ideal para você. Também seria interessante perguntar para seu professor ou algum amigo por recomendações e testar modelos utilizados por eles.

Benefícios da espaleira para sua saúde e acústica do instrumento

O uso da espaleira está mais relacionado com a saúde do violinista e a acústica do instrumento e não diretamente com a técnica, claro que se você estiver com uma postura relaxada e confortável você irá melhorar sua técnica consequentemente.

Existem dois fatores para se considerar quando tocamos SEM espaleiras. A primeira é segurar o instrumento na posição horizontal com o apoio da mão esquerda em todos os momentos. Isso geralmente diminui a mobilidade do polegar durante as mudanças de posição e requer que o polegar nunca deixe o braço do violino, a fim de suportar o peso do instrumento. O segundo é o fato de termos que sustentar o instrumento quase que inteiramente na região do pescoço e ombro, exigindo frequentemente de algum tipo de enchimento na clavícula para trazer o instrumento junto ao maxilar para mantê-lo no lugar. Alguns violinistas podem até levantar o ombro para conseguir isso, principalmente quando precisam mudar de posição ou utilizar o vibrato. Alguns problemas podem surgir enquanto fazemos isto, pois gera uma tensão muscular constante, podendo impedir a fluidez da técnica e pode levar a lesões a longo prazo. Estes problemas também podem aparecer se usarmos uma espaleira de forma errada.

Muitos grandes violinistas , incluindo Tibor Varga , Aaron Rosand , Arthur Grumiaux , Anne -Sophie Mutter , David Oistrakh , Jascha Heifetz , Joseph Szigeti , Yehudi Menuhin , Henryk Szeryng , Ivry Gitlis , Mischa Elman , Nigel Kennedy , Nathan Milstein, Itzhak Perlman, Pinchas Zukerman , Michael Rabin , Fritz Kreisler , Efrem Zimbalist , Isaac Stern e Eugène Ysaÿe não usavam e não usam a espaleira.

Quanto à acústica, o renomado professor Leopold Auer afirmava que o uso de espaleira poderia diminuir em até um terço do volume do violino, mas estudos científicos recentes provam que isso é substancialmente menor (Ref. Maia Bang Violin Method, Part 1, Pg 8), inclusive o uso da espaleira pode até melhorar o som do seu instrumento, aliás, o ombro sozinho pode até comprometer mais o som do instrumento, se for pressionado contra a parte de trás do instrumento. Mas isso o meu amigo André Velo explica muito bem nesta aula que ele gravou exclusivamente para o Violinando. O vídeo tem duração de 15 minutos, porém VALE MUITO A PENA assistir a aula toda, posi essas informações podem mudar sua percepção quanto ao uso da espaleira.


Uma espaleira, seja o modelo que for, é um acessório para facilitar o apoio do violino ao músico. Ela pode aliviar a tarefa da mão esquerda, possibilitando uma técnica mais leve e suave. Todos os modelos devem ter o compromisso entre o apoio e a liberdade (ou flexibilidade na execução). Existem vários modelos, alguns macios (com uma boa anatomia), médios e outros modelos mais duros.

Modelos de espaleiras

Eu preparei uma lista com vários modelos de espaleiras e o ideal é você encontrar o modelo que melhor se adapte ao seu corpo.

espaleira

Modelos de espaleiras

Por fim, gostaria de dizer que eu sempre usei e continuo usando a espaleira e incentivo todos os meus alunos a usarem, por experiência posso afirmar que o estudo com este acessório possui benefícios que tornam o aprendizado mais prazeroso.

Estas são as considerações que eu faço sobre o uso da espaleira, espero que este artigo possa ter te ajudado a se decidir. Se você tem alguma consideração a fazer, sinta-se a vontade para comentar abaixo, farei o possível para responder.

Abraços.

banner-spalla