Olá violinistas e violistas. No artigo de hoje vou passar uma forma bastante simples de como segurar o arco do violino e da viola. O arco é a parte mais importante da técnica do violino e precisa estar bem definido logo no início dos estudos.
Com o tempo fui desenvolvendo diversas estratégias para orientar meus alunos até que eu cheguei a uma forma que até agora tem dado os melhores resultados. Na maioria das vezes, preciso orientar alunos em turmas e fica difícil orientá-los individualmente, então para tentar diminuir esta curva de aprendizagem eu desenvolvi uma estratégia onde eu apenas ensino 5 simples passos para fazerem sempre que forem segurar o arco.
Depois de um tempo eu dei o nome de “5 passos para empunhadura de arco” e é isso que eu vou tentar explicar para você nesta aula.
IMPORTANTE: Não existe uma forma “ÚNICA” de segurar o arco, a empunhadura pode ter algumas diferenças entre professores e escolas, porém o importante é que sua mão esteja relaxada e o arco segurado de forma natural.
Logo abaixo eu explico os 5 passos e mais abaixo segue uma videoaula com mais informações.
Então Vamos lá, pegue seu arco e acompanhe.
Leia também “Breu para violino“
Como segurar o arco em 5 passos
1º Passo: Segure o arco com sua mão esquerda e deixe a mão direita (que segura o arco) livre. Posicione seus dedos médio e anelar na parte de cima do arco no talão, encoste os dedos no arco utilizando a falange central dos dedos. Por enquanto com os dedos retos e os outros dedos para cima.

Como segurar o arco – 1º passo
2º Passo: Dobre os dedos médio e anelar, de forma que “abrace” o arco, deixando o dedo médio levemente encostado no anel do talão e o dedo anelar em cima da bolinha branca que chamamos de “Olho de Paris”.

Como segurar o arco – 2º passo
3º Passo: Este é o passo mais importante, com o dedo indicador um pouco levantando (naturalmente), gire a mão direita no sentido anti-horário até encostar o dedo indicador na madeira do arco, de forma que sua mão fique inclinada enquanto segura com o outros dedos. Cuide para que se encoste também a falange central do dedo indicador.

Como segurar o arco – 3º passo
4º Passo: Encoste o dedo mínimo na parte de cima na madeira (vareta) do arco, deixando-o bem relaxado e em formato “arredondado”. Tome cuidado para não esticar o dedo mínimo nem deixá-lo rígido. Todos os dedos devem ficar relaxados e arredondados.

Como segurar o arco – 4º passo
5º Passo: Posicione o polegar encostando na madeira do arco, evite colocar o polegar dentro da curva do talão. Deixe o polegar relaxado, de modo que fique curvado para dentro da mão (um sinal de joia ao contrário).

Como segurar o arco – 5º passo
Deixe todos os dedos bem relaxados, o segredo para uma boa empunhadura é deixar os dedos naturalmente encaixados no arco.

Empunhadura após o exercício
Para deixar mais claro, eu fiz uma videoaula explicando esses passos e dando algumas dicas de exercícios para ajudar na empunhadura e no relaxamento.
Dica extra!
Se você não conseguir segurar o arco na primeira tentativa, coloque sua mão um pouco mais para cima, deixando o arco mais equilibrado na mão. Isso vai fazer com que o arco fique mais leve e você consiga segurá-lo de forma relaxada e depois gradativamente você vai descendo a mão até o talão.
Você pode usar uma caneta também para praticar em casa, na escola, no escritório, no carro, etc. Utilize estes passos e você conseguirá uma boa empunhadura.
Como segurar o arco – Videoaula
Ainda está com dúvidas?
Espero realmente que esta explicação tenha te ajudado, porém se ainda restam dúvidas, não hesite em compartilhar nos comentários abaixo, farei o possível para te ajudar. Se você achar interessante, tire uma foto de sua empunhadura e compartilhe com a gente na nossa fan page ou no seu mural do Facebook (deixe o link nos comentários).
Por hoje é só. Nos vemos (muito) em breve.
GOSTARIA QUE FIZESSE UM VIDEO EXPLICANDO SOBRE PIZZICATO…HEHEHE..oBRIGADA
JANE
Olá Jane. Pizzicato é uma técnica muito interessante, tanto da mão direita quanto da mão esquerda. Vou acrescentar na minha pauta de conteúdo uma videoaula sobre esta técnica. Obrigado!
Excelente explicação! Muito bom! Muito bem detalhado! Parabéns!
Olá, gosto muito do seu site! Parabéns pelo trabalho! Bom, estou começando agora com o violino e, sinto algumas dores no pulso.. Vc tem algumas dicas de execicios para diminuir? Talvez alongamentos, não sei …
Obrigada 🙂
Olá Rebeca, agradeço por acompanhar meu trabalho. Eu sempre digo que se existe dor existe tensão, então precisamos eliminar este ponto de tensão, no caso do pulso direito, experimente relaxar o pulso sem o arco, observe como vai ficar e depois segure o arco sem mudar a posição do pulso. No braço esquerdo, faça o mesmo, abaixe o seu braço e relaxe seu pulso depois levante o braço sem mudar nada do seu pulso e segure o instrumento desta forma. Sempre tenha em mente que o instrumento se adapta ao seu corpo e não o contrário. Se a dor continuar grave um vídeo tocando uma escala e me mande o link. Abraço.
Olá, sou iniciante no violino, mas já tenho um bom conhecimento em teoria musical. Toco um pouco alguns instrumentos… trompete, guitarra, teclado, contrabaixo. Eu sou meio autodidata, estou sempre pesquisando e aprendendo. Quanto ao violino, é um instrumento apaixonante, muito agradável. Eu gostaria muito de conhecer as técnicas mais usadas e exercícios para praticá-las. Estou usando o Método J. Lambert Ribeiro e suzuki.
Também sou professor de música, infelizmente não tenho formação superior. Estou pretendendo fazer licenciatura em música e para isso buscando a melhor forma para isso, talvez um curso de ensino a distância. Se por acaso tiver alguma dica eu ficaria muito agradecido.
Grande abraço,
Mizael
Olá Mizael, a parte mais difícil em aprender violino como autodidata é a falta de informações corretas, é possível aprender, mas você precisa encontrar uma boa fonte de informações para saber o que estudar e não criar vícios que vão te atrapalhar no crescimento e evolução musical. Acesse http://spalla.violinando.com. Talvez possa te ajudar. Abraço!
Olá, sou estudando intermediário, depois de 10 anos eu estou voltando a estudar, gostaria de adquirir mais velocidade na mão esquerda, conheço diversos métodos mas gostaria de alguns exercícios para treinar, pois não possuo professor.
Olá Francisco, te indico estudar escalas em 1 e 2 oitavas com ligaduras em diversas velocidades. Junto com as escalas você pode utilizar o Método Hans Sitt e estudar as lições 5, 9, 13, 14, 17, 18 e 19. Com isso acho que você já atinge seu objetivo. Abraço!
Olá, professor Danilo! Já toco há algum tempo, e aprendi a mesma técnica de segurar o arco que você ensina, só que no momento que eu estou tocando meu arco fica pulando nas cordas. Gostaria de algumas dicas pra deixar o arco estável nas cordas no momento em que eu estiver tocando. Desde já agradeço!!
Obrigado pela sua iniciativa em ajudar iniciantes com a arte de tocar violino. Sou iniciante mesmo rsrsrs, confesso que é um mundo um pouco complexo onde cada parte interage entre si e sou fascinado por música clássica e dentre elas o instrumento que admiro é o violino. Obrigado pela dica de como segurar o arco, sou canhoto mas creio que isso não seja problema, pois dei uma adaptada no meio violino!
Muitíssimo obrigado por seu trabalho Danilo, farei de seu blog um pilar no meu aprendizado!
Obrigado Felipe, pode contar sempre comigo.
boa noite danilo, sou aprendiz toco uns hinos da igreja, mas estou tocando desafinado, e tenho dificuldade pra tocar oitavado na corda mi, amo muito violino mas minha afinação precisa melhorar, me ajude por favor.
Olá Danilo, obg por dividir toda a sua sabedoria com todos nós.
Eu tenho uma dúvida a respeito do arco. O meu arco, na parte da madeira é ver envergado e a crina QUASE encosta na madeira e tem uns cabelinhos frouxos por toda a extensão, nao passei o breu nele aidna, comprei meu violino ontem e não sei absolutamente NADA sobre violino por enquanto. Vc acha que devo trocar o arco, ou é normal isso?
Mto obg desde já s2
Ola Layzi, provavelmente seu arco está afrouxado, tem um parafuso que controla a tensão das crinas. Antes de tocar é preciso apertar um pouco, e sempre quando for guardar deixe afrouxado.
oi boa noite sou iniciante na viola quando eu vou tocar o hé e o so do hé eu desafino muito não dá nem pra escutar o som só escuta o arranhado o que eu devo fazer sou eu ou a viola ?
Olá, sou estudante de violoncelo e está sendo muito difícil aprender a segurar o arco
Daniela a empunhadura para violoncelo é um pouco diferente do violino