Olá, tudo bem com você? neste artigo vou falar mais um pouco sobre como comprar violino fazendo um bom negócio.

Se você ainda não leu o artigo sobre como comprar violino para iniciantes, clique no link e leia antes, pois já mostrei várias informações básicas para um iniciante comprar violino. Se você entendeu o que eu disse a respeito de custo x benefício você vai aproveitar mais ainda este artigo.

Eu recebi muitos comentários e dúvidas de pessoas querendo saber qual a melhor marca dentre as que citei e qual modelo eu indicaria para compra.

Então abaixo vou te contar um segredo, para você investir pouco e ter um instrumento razoável.

O segredo para comprar violino gastando pouco

Na verdade este “segredo” é algo que muitos violinistas já fizeram ou fazem, porém não achei em nenhum outro lugar esta dica sendo revelada.

Das marcas que eu citei no outro artigo, existem vários modelos da mesma marca com preços diferentes, e isso pode te confundir na hora da compra.

Então siga estes 4 passos:comprar violino

  1. Compre um violino dentre as marcas que eu citei, o modelo pode ser aquele que você gostar mais (pois no final só a aparência dele que vai ficar).
  2. Não mexa no violino, entre em contato com um luthier e peça para ele fazer a harmonização e os ajustes. Geralmente os ajustes são feitos na alma, cavalete, braço, pestana, cravelhas, enfim, praticamente ele desmonta o violino inteiro e monta novamente com tudo ajustado.
  3. Depois peça para ele colocar um jogo de cordas de boa qualidade.
  4. Troque o arco por um arco melhor, de preferência de pau-brasil.

O resultado é impressionante, se você conseguir encontrar um bom luthier, o serviço irá custar entre 200,00 a 1.000,00, mas seu instrumento com certeza melhorará de 50 a 70%. Eu já fiz isso e posso afirmar que é um dinheiro muito bem investido. Se você não conhece nenhum luthier eu indico o André Velo de promissão -SP, se ele não puder fazer o serviço ele te auxilia e indica alguém que faça.

Mas também existe uma outra opção para comprar violino com ótima relação custo x benefício, se você leu o outro artigo já sabe que um violino fabricado por um luthier geralmente tem uma qualidade superior, mas se você já tem um dinheiro reservado para investir em um bom instrumento e não quer esperar o tempo de fabricação então eu tenho mais uma dica…

Se você tem condições de investir…

Alguns anos atrás tive a oportunidade de conhecer o violinista Ricardo Palmezano em um curso de capacitação para educadores na cidade de Araçatuba, depois do curso, pesquisei mais sobre ele e a cada pesquisa que eu fazia eu me impressionava (positivamente) com o trabalho dele (pode pesquisar também). A partir de então comecei a segui-lo. Desde 2011 ele trabalha com instrumentos antigos e de boa qualidade com preços ótimos. Visite o site www.violinospalmezano.com e conheça o trabalho dele. Lembra do que eu disse sobre custo x benefício? Aí está um exemplo do que é isso. É aquele caso quando o produto vale muito mais do que o preço.

Essas são as dicas de hoje, se você já leu os artigos que eu falo sobre como comprar violino e ainda ficou com dúvidas, comente abaixo, eu farei o possível para te ajudar e sei que os colegas do site também estarão dispostos a sempre ajudar.

Vou ficando por aqui.

Abraços.

Curso de Violino