Olá pessoal, hoje vamos fazer mais uma aula de violino. Iremos falar sobre ângulo de cotovelo.

Se você está tocando e “esbarra” em outras cordas ou está com dificuldades de mudar de corda sem encostar em outras, então este artigo vai ser muito útil para você. Preste bastante atenção no exercício abaixo para não ficar com dúvidas.

Aula de Violino - CotoveloObjetivos:

  1. Dominar o posicionamento do braço (altura) referente a cada corda.
  2. Manter a angulação correta do cotovelo em relação a cada corda
  3. Manter a empunhadura correta quando segurar o arco
  4. Evitar esbarrar em outras cordas

 Aula de Violino – Exercício kreutzer 07 (Ângulo de Cotovelo)

Para praticar, vamos utilizar o estudo 07 do Método Kreutzer. Segue abaixo o estudo ou Clique Aqui para download.

As arcadas devem ser executadas com firmeza na ponta do arco e todas as notas devem soar perfeitamente mesmo nos pontos de arco com menos som, conseguimos essa uniformidade aplicando mais pressão nas notas tocadas com arco para cima, uma vez que essas notas são naturalmente mais difíceis de enfatizar do que as que tocamos com arco para baixo.

Você deve soltar a pressão do arco com energia e retoma-la ao parar. Atravessar para outra corda apenas após parar a movimentação do arco.

Você deve estudar da seguinte forma:

  1. Posicione o arco na primeira nota e olhe o seu braço, verifique se o cotovelo está “na mesma altura” do pulso, de forma que fique semelhante a um quadrado.
  2. Toque a primeira nota com firmeza.
  3. Posicione lentamente o arco na segunda nota sem alterar nenhum formato do braço, apenas abaixando ou levantando o cotovelo.
  4. Toque a segunda nota com firmeza.
  5. Novamente lentamente posicione o arco na próxima nota, sempre observando o princípio do quadrado, verifique se o braço está no ângulo certo e toque a próxima nota.
  6. Siga assim até o final do exercício, sempre verificando com bastante atenção se você está mantendo o mesmo ângulo de cotovelo e apenas utilizando o braço para mudar a corda.
  7. Coloque uma pulsação bem lenta (40 bpm) e toque trechos do exercício. Sempre observando o cotovelo.
  8. Continue praticando por alguns dias, sempre aumentando um pouco a pulsação.

É bem simples, apenas lembre que você vai mudar de corda levantando e abaixando o braço, não se importe com o tempo, este exercício deve ser tocado durante vários dias. Abaixo segue um vídeo com uma explicação sobre o estudo.

Agora para descontrair um pouco e praticar mentalmente o que aprendemos, assista este vídeo abaixo e aprecie a boa música – prestando atenção ao ângulo de cotovelo do Spalla claro 😉

Por hoje é isso pessoal, espero que tenham gostado desta aula de violino. Se ainda resta alguma dúvida, fique a vontade para comentar abaixo.

Abraço.

banner-spalla